Quem nunca cortou uma cebola na cozinha, e de repente sentiu aquele ardor nos olhos, e logo começou a lacrimejar? É praticamente inevitável picar cebola sem passar por isso. Mas o que será a causa dessa choradeira?
![]() |
| Ácido Propenilssulfênico |
O grande culpado é um composto chamado ácido propenilssulfênico. Na verdade, não exatamente.
Este ácido em si, não causa nenhuma irritação (até por isso não choramos só de sentir o cheiro da cebola), e fica estocado nas células da cebola. Entretanto, quando as células são destruídas, o ácido é transformado em propanotial-S-óxido, altamente volátil e altamente irritante. Esse sim é o grande vilão dos cozinheiros de plantão.
![]() |
| Propanotial-S-óxido |
Um fato interessante, é que a cebola possui uma enzima responsável pela transformação do ácido propenilssulfênico em propanotial-S-óxido. Essa enzima foi, não por acaso, batizada de sintase do fator lacrimogênio. Isso explica porque o ácido está presente em outras substâncias, como o alho, mas só na cebola ocorre esse fenômeno.
Como evitar as lágrimas?
Partindo do pressuposto que o que nos faz chorar são as partículas voláteis liberadas pelo corte, então a solução é muito simples: evitar que essas partículas entrem em contato com nossos olhos.
Partindo do pressuposto que o que nos faz chorar são as partículas voláteis liberadas pelo corte, então a solução é muito simples: evitar que essas partículas entrem em contato com nossos olhos.
Existem vários modos de fazê-lo:
- Corte a cebola em uma bacia cheia d'água, ou embaixo da torneira, assim o composto irritante será levado pela água
- Utilize uma faca afiada: quanto menos células forem destruídas, menor a quantidade de ácido será liberado
- Ligue o ventilador ao lado da cebola, de um modo que o vento empurre o gás para longe
- Utilize lentes de contato, óculos de proteção ou outro equipamento que evite o contato do propanotial-S-óxido com os olhos.
Ser criativo nessas horas sempre ajuda também!
Bibliografia
Química Volátil. Disponível em <http://www.quimicavolatil.com.br/2010/07/acido-propenilsulfenico-choradeira-da.html>
#comofas? Disponível em <http://comofas.com/como-descascar-e-cortar-cebolas-sem-chorar/>
Prof Hilario Moura. Aulas de Reforço em Química - Fortaleza-CE. Disponível em <http://hilariomoura.wordpress.com/2010/02/20/curiosidades-quimicas/>
Instituto Ciência Hoje. Disponível em <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cerebro-nosso-de-cada-dia/para-acabar-com-a-choradeira-na-cozinha>






